Direção de fotografia, assistência de câmera e fotógrafo still


Instagram
E-mail
WhatsApp

Yuji Kodato é cineasta, diretor de fotografia, assistente de câmera e fotógrafo still, atuando na área desde 2013. Como diretor de cinema, sua pesquisa tem enfoque na produção de documentários de autor, obras híbridas de ficção e documentário, filmes experimentais e videoarte. Em 2016, fez parte do mestrado em Cine-ensaio pela EICTV - Escola de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Cuba, 2016). Seu primeiro filme, "Experimento Cotidiano n.1", recebeu o prêmio de Melhor Filme na competitiva Minas Gerais do 18 Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (MG). Como diretor de fotografia, ganhou os prêmios de Melhor Fotografia no 55 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no 25 Festival Kinoarte de Cinema (Londrina-PR), com o filme "Lugar de Ladson".

Como fotógrafo still desenvolve trabalhos com fotografia analógica e projetos fotográficos colaborativos. Foi duas vezes selecionado pelo edital Rumos Itaú Cultural com os projetos "Territórios Corporais" e "Deriva Cartográfica”. É co-fundador e coordenador do "Deriva Cartográfica", coletivo nacional de fotografia analógica experimental dedicado à criação fotográfica através de trocas de filmes (film swap). O projeto rendeu o fotlivro "Voltei porque te amo", selecionado pelo Festival Zum de Fotolivros (2023) e a exposição "TRAMA", na qual Yuji atuou como curador. O trabalho foi exposto em Porto Velho (RO) no X Festival Unir Arte e Cultura, em Rio Branco (AC) na Usina de Artes João Donato, em Rio Claro (SP) no Centro Cultural Roberto Palmari e em Uberlândia (MG), no Centro Municipal de Cultura. Também realizou a exposição fotográfica individual "Matéria Escura" no Sesc Venda Nova (Belo Horizonte-MG) e participou da exposição coletiva "Narrativas do Invisível" no Itaú Cultural (São Paulo-SP).

Também presta serviço freelancer audiovisual e fotográfico, com enfoque em cobertura de eventos culturais, apresentações artísticas e festivais de música. Nos últimos 12 anos, já realizou a produção audiovisual de vários festivais, peças de teatro, performances, shows e outros processos artísticos. 

Por fim, também se dedica desde 2017 a ministrar atividades formativas em cinema e fotografia, com destaque para a oficina "O fazer audiovisual e a comunicação da cultura", oferecida pelo programa Usinas Culturais do Ministério da Cultura. 

Equipamentos próprios:
Câmeras - Blackmagic Pyxis 6k, Canon R6II
Lentes - Canon 16-35mm f2.8 III, Canon 24-70mm f2.8 II, Canon 50mm f1.4, Canon 70-200mm f2.8 II, Canon MPE 65mm f2.8
Suporte - Gimbal DJI RS3 Pro Combo e dois tripés manfrotto
Monitoração e foco - Monitor Hollyland Pyro 7, transmissor e receptor Hollyland Pyro S 4k, comando de foco Tilta Nucleus M com dois motores
Drone - DJI Mini 3 Pro 
Luzes - Amaran 300XS com softbox de 90cm, bastão Sokani X25 RGB
Câmeras analógicas 35mm - Nikon F3, Nikon N90 e Nikonos III (subaquática)
Lentes manuais - Nikkor 28mm f2.8, Nikkor 50mm f1.4, Nikkor 85mm f1.8 e w-Nikkor 35mm f2.8.