oFICINAS.jpg

Oficina de fotografia

Oficina de fotografia

Oi gente!

Meu nome é Yuji Kodato, sou um fotógrafo e realizador audiovisual de Uberlândia (MG). Dedico-me principalmente à fotografia de espetáculos, paisagens e projetos culturais, além de trabalhos autorais e experimentos com filme 35mm. Dentro do audiovisual trabalho principalmente com a criação de curtas-metragens, documentários e videoarte.

Sou autodidata e aprendi a maior parte do que sei experimentando, na tentativa e erro e conversando com outros artistas da área. Em 2016 tive a oportunidade de fazer um módulo do Mestrado em Cine-Ensaio pela Escola Internacional de TV e Cinema de Cuba e de lá pra cá meus curtas participaram em festivais no Brasil, Argentina, México, Colômbia, Peru e Chile.

Presto serviços fotográficos e audiovisuais como freelancer e pela produtora Nóis. Também me dedico à criação, produção e desenvolvimento de projetos autorais, seja de maneira independente ou através de financiamento público ou privado. Gosto muito de conversar, trocar ideias e venho me interessando cada vez mais por atividades de ensino e formação.

Então cola junto e bora estudar!

Pra quem não conhece meu trabalho vocês podem acessar o portfólio aqui! Também coloquei meu currículo aquiAbaixo vocês podem realizar as inscrições e opinar a respeito da oficina:

 
 
Tehom.00_05_17_19.Still006.jpg
Flor 1.jpg
IMG_5440.jpg
 

Público alvo e Pré-requisitos:

Fotógrafos(as) iniciantes e/ou amadores ou leigos(as) que possuem interesse em aprender a fotografar. O curso envolve aspectos técnicos e artísticos: objetiva capacitar os participantes à operar corretamente uma câmera fotográfica, mas também busca a construção de uma postura sensível e reflexiva frente às imagens. A idade mínima para participação é de 16 anos e não há idade limite. Também não é necessário ter experiência prévia, mas é necessário possuir câmera fotográfica funcional. O ideal é que a câmera permita controle manual de exposição, possibilitando ao usuário regular a velocidade do obturador, abertura de diafragma e ISO. Aceita-se câmeras digitais e analógicas.

 

Conteúdo programático:

Encontro 1: Aprendendo a operar uma câmera fotográfica

Começamos com a apresentação de todos os participantes e uma conversa sobre as experiências, expectativas e interesses de cada um. Vou compartilhar um pouco da minha trajetória e a partir desse papo podemos alinhar quais assuntos e temas merecem maior atenção.

Em seguida, veremos os conhecimentos e procedimentos básicos para se operar corretamente uma câmera fotográfica: fotometria, velocidade de obturador, abertura de diafragma, ISO e temperatura de cor. Também passaremos pela nomenclatura básica e por diferentes equipamentos, lentes e acessórios. Por fim, vamos sanar dúvidas que vocês possam ter em relação às configurações e manuseio de câmeras.

Durante a atividade teremos uma câmera conectada à um televisor, de maneira que as explicações serão acompanhadas de demonstrações práticas que todos poderão acompanhar em tempo real.

Encontro 2: Estudando composição e pensando sobre as imagens

Inicia-se inicia com todos os participantes apresentando imagens que já produziram, podendo ser através de qualquer equipamento, técnica ou processo. A ideia é que possamos conversar sobre estas imagens, pensando não só seus elementos técnicos, mas também indagando quais foram seus processos de feitura de cada imagem e quais os sentidos e sensações elas carregam (e porquê).

Em seguida, conversaremos sobre composição e enquadramento, pensando em como selecionar, ordenar e posicionar os elementos de uma cena dentro de uma fotografia.  Para tal, analisaremos uma série de fotos de diferentes artistas que trabalham temas e processos diversos, e também trarei materiais impressos, como revistas, fotolivros e zines.

Passaremos por uma pluralidade de modos de pensar e criar imagens, buscando um olhar/postura que questione as fotografias para além de seus elementos imediatos ou explícitos.

Encontro 3 – Atividade prática

A atividade prática será decidida e planejada a partir dos interesses dos participantes da oficina, dentre as várias áreas e categorias da fotografia: fotografia de paisagem, natureza, eventos, rua, espetáculos, noturna, foto-performance, fotojornalismo, etc. A escolha desta atividade deverá levar em conta as áreas em que possuo propriedade para realizar assessoria adequada, mas não se limitará aos ramos com que trabalho usualmente. 

Esta atividade tem o objetivo de experimentar empiricamente os conhecimentos teóricos adquiridos nos dois encontros anteriores e criar material para o encontro posterior, de pós-produção e edição de imagens.

Encontro 4 – Pós-produção e edição de imagens

Neste último encontro iremos realizar procedimentos de pós-produção: seleção de imagens, tratamento, edição e finalização. Utilizaremos o Adobe Lightroom como programa de edição, de maneira que explicarei resumidamente as principais ferramentas fornecidas pelo programa. Adicionalmente, falaremos sobre organização e sistematização de arquivos e realização de back-up. Por fim, conversaremos sobre as possibilidades criativas e narrativas oferecidas pela pós-produção, assim como estratégias de divulgação e circulação. 

Ao final, caso o grupo se interesse por dar prosseguimento à oficina, poderemos planejar outros encontros voltados para o aprofundamento da prática e do pensamento fotográficos ou para a discussão de questões mais específicas dentro da fotografia. Também é possível combinar encontros para realizar assessoria de trabalhos ou capacitação para formulação e desenvolvimento de projetos autorais, sejam eles independentes ou objetivando a submissão para editais e convocatórias.

 

Yuji Kodato - 08.jpg
Yuji Kodato - 06.jpg
Yuji Kodato - 12.jpg
 

Turmas e local: 

A turmas serão de no mínimo 6 alunos(as) e no máximo 8. Assim conseguiremos um espaço de diálogo fácil e confortável. A oficina será realizada no meu espaço de trabalho, onde disponho de computador, som, projetor, televisão e equipamentos fotográficos e audiovisuais variados: câmeras digitais HDSLR, câmeras fotográficas analógicas (35mm), lentes fotográficas (de grande angular à tele), tripés, estabilizador de movimento, gravador externo de som, microfones e outros acessórios (filtros para lentes, viewfinder, vara para microfone direcional, dentre outros).

 

Datas e horários:

As oficinas contarão com encontros semanais, cada um com duração máxima de 4 horas, incluindo um intervalo de 20 minutos. Estou abrindo 3 opções de dias e horários, abarcando dias letivos e finais de semana, com início a partir do dia primeiro de julho: 

Opção 1: Encontros às terças pela tarde, das 14:00hrs às 18:00hrs, nos dias 3, 10, 17 e 24 de julho de 2018.
Opção 2: Encontros às quartas pelo fim de tarde, das 17:30 às 21:30hrs, nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho de 2018.
Opção 3: Encontros aos domingos pela tarde, das 14:00hrs às 18:00hrs, nos dias 1, 8, 15 e 22 de julho de 2018.

Lembrando que a atividade prática (encontro 3) poderá ocorrer em dia e horário diferente desta sugestão, dependendo do planejamento de cada turma.

Em breve ofertarei as oficinas de audiovisual. Meu plano é que elas tenham início a partir do encerramento das oficinas de fotografia, oferecendo uma continuidade nos estudos e discussões. A oficina de audiovisual terá a mesma carga-horária, número de participantes e valor.

 

Valores e pagamento:

O valor total da oficina é de R$ 200,00. Em caso de vagas disponíveis (considerando o limite de 8 pessoas por turma), serão ofertados os dias em avulso (caso alguém queira participar apenas do último encontro, sobre edição de imagens, por exemplo). Neste caso, o valor por encontro é de R$ 50,00.

O pagamento poderá ser realizado em dinheiro, cheque ou transferência bancária. Parcelamentos podem ser combinados diretamente comigo.

Os participantes que realizarem ambas as oficinas – de fotografia e de audiovisual (a ser ofertada em breve) – receberão desconto de R$ 50,00 na segunda oficina.    

Para cada turma a ser realizada oferecerei 1 vaga gratuita, para pessoa que não possua condições de pagar pela oficina (desta maneira teremos 9 participantes). Pessoas interessadas em concorrer à essa vaga devem enviar uma carta de intenção (sem mínimo ou máximo de caracteres) para o email ykodato@gmail.com

IMG_1097.jpg
IMG_4101.jpg
IMG_0163.jpg