Oficina de fotografia analógica P&B: criação, revelação, digitalização e tratamento.

A oficina é voltada a interessados em aprender e experimentar os procedimentos centrais da criação fotográfica analógica. Ao longo dos encontros iremos fotografar um filme preto e branco, revela-lo, digitalizar o negativo e realizar o tratamento das imagens.

Encontros sempre às terças, de 19hrs a 22hrs. De 5 a 26 de novembro, no espaço de reuniões do fotógrafo, endereço Rua Coronel Antônio Alves Pereira, 1155.

Custo de R$ 250,00 reais, podendo ser parcelado em 2 pagamento de R$ 125,00. O valor inclui um filme P&B, os químicos para a revelação e um print file para armazenar o negativo.

A inscrição pode ser realizada pelo e-mail ykodato@gmail.com ou pelo Instagram @yujikodato No entanto, a reserva é confirmada apenas após o pagamento. Após se inscrever por e-mail você receberá as informações bancárias para transferência ou depósito. Limite de 6 vagas!

Os 4 encontros se dividem da seguinte maneira:

Encontro 1 – Dia 5 de novembro

Discussões teóricas sobre procedimentos técnicos e artísticos da fotografia analógica.

Primeiro, iremos garantir que todos os participantes – principiantes ou não – possuem os conhecimentos necessários para operar uma câmera fotográfica analógica. Como carregar o filme e configurar/manusear o equipamento?

Em seguida, iremos discutir sobre quais fotografias queremos produzir, com todos os participantes expressando seus interesses e dúvidas. Nesta etapa, poderemos compartilhar dicas e experiências sobre os mais diversos campos da fotografia: retrato, fotografia documental, paisagem e natureza, still, arquitetura, esportes, fotografia contemporânea e foto-performance. Se você é principiante e não possui experiência ou objetivos prévios, não se preocupe, vamos te ajudar! Ou, se você já possui um projeto ou uma linha de investigação dentro da fotografia, é bem vindo para produzir imagens dentro desta pesquisa. 

Por fim, iremos discutir sobre alguns procedimentos dentro da fotografia analógica que poderão estimular a sua criatividade e ampliar o seu repertório: múltiplas-exposições, uso de filtros analógicos, film-swap, revelação alterada (puxada ou rebaixada) e longa exposição.

A partir deste primeiro encontro todos os participantes deverão fotografar um rolo preto e branco de 36 poses. A criação destas fotografias será de responsabilidade de cada um e deverá ser feita fora dos horários da oficina. Em caso de dúvidas ou problemas o oficineiro estará disponível para prestar assessorias presenciais ou virtuais.

Encontro 2 – Dia 12 de novembro

Revelação de negativos

Nosso segundo encontro será destinado à revelação dos negativos fotografados após o primeiro encontro. Todos deverão revelar o próprio filme, aprendendo informações técnicas sobre os químicos, tempos e procedimentos. O processo será realizado em duplas, utilizando um tanque de revelação com capacidade para dois filmes. É importante destacar que a revelação não será feita em um laboratório profissional. O oficineiro irá vedar um banheiro para realizar o carregamento dos filmes no tanque e em seguida a revelação será feita no balcão e na pia do espaço dos encontros. No entanto, todos os acessórios e estruturas necessários estarão à disposição. Utilizaremos revelador d-76 da Kodak  e fixador da mesma marca.

Encontro 3 – Dia 19 de novembro

Digitalização dos negativos

O terceiro encontro é destinado à digitalização dos negativos revelados. O processo será feito coletivamente, com os participantes apreciando as imagens durante o processo. Aprenderemos como manusear um scanner, quais os cuidados a se ter com os negativos e quais configurações utilizar para a digitalização. Utilizaremos um Epson V550 e o software Epson Scan.

Encontro 4  - dia 26 de novembro

Edição e tratamento das imagens

O encontro final é destinado aos processos de pós-produção digital nas fotografias: tratamento e edição. Os participantes aprenderão as técnicas e ferramentas básicas de edição do software Adobe Lightroom e terão a oportunidade de tratar uma seleção das fotos realizadas na oficina. O oficineiro irá assessorar e comentar estas edições e ao final todos farão a apreciação e comentário das imagens.

Liberdade para fotografar o que e como você quiser!

Cada participante deverá fotografar 1 filme de 36 poses na semana após o primeiro encontro. Você poderá decidir o que quer fazer: retrato, fotografia documental, paisagem e natureza, still, arquitetura, esportes, fotografia contemporânea, foto-performance ou outros!

Ensaio Pablo e Bianca Epson004.jpg
sp 2.jpg
14 - Tripas e intestinos (1).jpg

IMS Pesquisa Tonal - Agosto de 2019016.jpg
29 - Autorretrato (1).jpg
IMS Pesquisa Tonal - Agosto de 2019004.jpg

 

Uso de filtros analógicos!

Durante nossa oficina iremos conhecer e experimentar uma série de filtros analógicos! Estes acessórios permitem criar correções na imagem, como alteração de tons e contraste nas imagens, além de uma série de efeitos especiais.


 
 

Múltiplas exposições!

Também aprenderemos a criar múltiplas exposições! Como fotometrar e fazer a composição destas imagens? Quais recursos estéticos e artísticos essa técnica oferece? Como realizar um film swap?

Paisagem 1.jpg
Pés 2.jpg