YUJI KODATO
Cart 0

IMAGENS PARA ALARGAR A VIDA, TRANSFORMAR OS CORPOS E CONSTRUIR O MUNDO

Sou fotógrafo e realizador audiovisual há sete anos, residindo atualmente em São Paulo. Trabalho principalmente na interseção da fotografia e do vídeo com as artes visuais e outros campos artísticos, principalmente o teatro, a música, a performance e a dança. Minha pesquisa envolve tanto a fotografia digital quanto analógica, experimentando também a relação entre imagens fixas e em movimento, principalmente pela realização de fotofilmes. Dentre meus temas centrais estão o cotidiano, a paisagem, o movimento e o corpo humano, além de experimentações visuais pelo uso de longa-exposições, macrofotografia, gravação em taxas alteradas de fps, uso de filtros analógicos e processos de revelação alterada.  

Em 2016 fui selecionado pelo edital Rumos do Itaú Cultural, pelo qual realizei o projeto Territórios Corporais, que também participou da exposição coletiva Narrativas do Invisível (Itaú Cultural SP). No mesmo ano tive minha primeira exposição individual, Matéria Escura, no SESC Venda Nova (BH) e também integrei a exposição coletiva CORPO-LUGAR, na Oficina Cultural em Uberlândia. Também sou produtor do coletivo Deriva Cartográfica, que realiza experimentações em film swap através da fotografia analógica.

Presto serviços freelancer de cobertura de eventos culturais, artísticos e acadêmicos, além de produção de ensaios e criação de conteúdos para empresas, grupos artísticos e mídias sociais. Por fim, também ministro oficinas introdutórias de fotografia digital e analógica, além de vender prints e publicações independentes.

 

trabalhos

 
Spirit ft Jiji162.jpg

Fotografia analógica

Experimentações em 35mm com filmes P&B, negativos coloridos e cromos. Dupla-exposição, uso de filtros analógicos, revelações alteradas e mais!

 
Linha borrão (3).jpg

Fotografia de espetáculos e performances

Registros de ações artísticas e deturpações dos corpos. Experimentações em longa-exposção, GIFs, gravações em 6fps e foto-vídeos.

IMG_4000.jpg

Territórios Corporais

Projeto em artes visuais que utiliza a macrofotografia para investigar o corpo humano. As imagens ampliam detalhes mínimos da pele em vastos territórios, abrindo uma série de questões, muitas vezes contraditórias, sobre como percebemos nossos corpos. Contemplado pelo edital Rumos - Itaú Cultural 2016 e participante da exposição coletiva Narrativas do Invisível (Itaú Cultural SP).

 
Pai (1).jpg

Ásia 2010

Série de fotografias realizadas na China, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Nepal e Índia em 2010. Produzidas com uma point-and-shoot Cyber-shot, estas imagens representam o momento em que decidi trabalhar artística e profissionalmente com criação de imagens.

Seleção Deriva - 19 - Copy.jpg

Deriva Cartográfica

Projeto de fotografia analógica que utiliza o “film swap“ ou “troca de filmes“ para criar dupla-exposições experimentais. Realizado por Yuji Kodato e Mariana Cecílio Abrahão e contemplado pelo Programa Municipal de Cultural de Uberlândia.

 
Plaquinha.jpg

Matéria Escura

Série de fotografias produzidas na região costeira situada entre Ubatuba e Paraty no período de 2013 a 2016. São fotografias noturnas de grandes paisagens que utilizam a luz da lua, de vagalumes e de fontes artificiais para criar cenários fantásticos e impossíveis ao olho nu. O trabalho foi premiado pelo Edital de Artes Visuais do Sesc, resultando em uma exposição individual no Sesc Venda Nova (MG) em 2017.